Categories
Saúde

Alimentação Saudável Qual sua Importância? Confira Detalhes

Muitas pessoas não dão a devida importância para uma alimentação controlada e rica em minerais, proteínas e vitaminas adequadas e por conta disto, muitas vezes não conseguimos saúde como gostaríamos, ter uma alimentação saudável faz bem.

A alimentação é algo ao qual muitas pessoas não se atentam, mas é algo muito importante para a nossa saúde que comamos alimentos que tragam benefícios para a nossa saúde, desta forma conseguimos ter mais qualidade de vida.

Frequentemente erramos por pensar na alimentação apenas quando se trata de emagrecer, porém se quisermos ter uma vida saudável é muito importante que tenhamos uma alimentação saudável e a longo prazo isto poderá ajudar muito.

Alguns alimentos se consumidos com frequência podem trazer diversos problemas para a nossa saúde, principalmente quando se trata de alimentos processados, porque estes tendem a ter propriedades que não fazem bem qualquer para a saúde.

Quando o assunto é dieta, qualquer mudança que uma dieta pode gerar vem provém da alimentação, desta forma, mudando a alimentação conseguimos mudar o nosso corpo e até melhorar a nossa saúde.

É importante não fazer mudanças drásticas em sua alimentação a fim de ter uma alimentação saudável, muitas vezes apenas precisamos adicionar algum tipo de alimento em nossa rotina e não substituir todos por outros.

Benefícios da alimentação saudável:

Se nos alimentarmos corretamente com os alimentos saudáveis, poderemos ter grandes benefícios que podem ajudar muito em nossa vida ao longo do tempo, mas vale ressaltar que os benefícios não surgem apenas pela alimentação.

Muitas pessoas pensam que uma alimentação saudável consiste apenas em comprar alimentos mais caros, o que não é verdade e muitas vezes sai até mais barato se alimentar bem. Os benefícios de uma alimentação saudável são:

  • Tenha mais energia:

Se você é uma pessoa que se cansa muito rapidamente em atividades físicas, este poderá ser um grande benefício, porque com uma melhor alimentação você conseguirá ter mais energia no seu cotidiano;

  • Reduz os ricos de doenças crônicas:

Problemas cardíacos e diabetes, por exemplo, poderão ser melhorados com uma alimentação mais saudável porque se trata de uma alimentação rica em fibras, vitaminas, proteínas e minerais que podem controlar o açúcar no sangue;

  • Maior disposição:

Uma alimentação saudável pode te trazer mais disposição porque ajuda a melhorar o metabolismo e ficar diretamente ligada com a energia que será fornecida para o organismo. Desta forma você conseguirá realizar todas as tarefas do seu dia;

  • Melhora a qualidade do sono:

Se você sofre com insônia, saiba que sua alimentação pode ajudar nisto porque alguns alimentos podem aumentar a produção de melatonina e isto influenciará diretamente no seu sono;

  • Proteção contra doenças infecciosas:

Uma alimentação saudável e equilibrada pode prevenir nosso organismo destes tipos de doenças porque aumenta a nossa imunidade, melhorando a função do sistema imunológico, desta forma ajuda a prevenir infecções de forma eficaz.

alimentação saudável

Por que se alimentar melhor?

Ter uma boa alimentação é sinônimo de saúde e bem-estar, desta forma, podemos ter uma vida mais saudável e poderemos usufruir de todos os benefícios que teremos em nossa vida.

Ter uma alimentação saudável não servirá apenas para ter um corpo bonito e malhado como muitas pessoas pensam, mas também será de grande ajuda quando o assunto é prevenir doenças e aumentar a nossa imunidade.

Obviamente que se alimentar melhor também pode ser de grande ajuda quando se trata de ter um corpo bonito e malhado, porém não se trata apenas disto, como muitas pessoas pensam. Saúde e bem-estar andam lado a lado com uma boa alimentação.

Se você pensa que a alimentação não é tão importante para a nossa saúde, saiba que ela é fundamental para qualquer tipo de atleta, praticamente todos eles possuem uma alimentação muito saudável e controlada para que tenham seu total desempenho.

Regras para ter uma alimentação saudável:

Para que consigamos ter uma alimentação que ajude em nossa saúde é necessário que sigamos algumas regras, desta forma conseguimos obter todos os benefícios que ela pode nos trazer. Por isto, seguimos as seguintes regras:

  • Beber água:

Precisamos beber pelo menos 2 litros de água todos os dias, desta forma conseguimos ter maior saúde e nos manter sempre hidratados;

  • Comer até 2 frutas por dia:

Comer frutas também é muito importante para que obtenhamos uma vida saudável, porque elas ricas em propriedades benéficas para a nossa saúde;

  • Incluir proteínas:

Inclua alimentos como ovos e queijo em seu café da manhã ou lanche de todas as tardes;

  • Prefira alimentos integrais:

Para uma alimentação saudável é interessante que prefiramos alimentos como pães e macarrão integral porque são ricos em fibras, vitaminas e minerais;

  • Evitar açúcar e gorduras:

Quando evitamos este tipo de alimento, conseguimos ter uma saúde melhor e ficar cada vez mais distante de doenças como diabetes e obesidade;

  • Varie a sua alimentação:

É interessante que tenhamos uma alimentação diversificada ao longo do cotidiano, podemos variar entre frutas, carnes, grãos, frango e peixes como nossas principais fontes de proteínas;

  • Coma frutas e legumes:

Adicione as famosas verduras em suas principais refeições para ter uma grande melhora na sua alimentação, inclua estes alimentos no almoço e no jantar;

  • Não coma alimentos processados:

Uma grande regra para uma alimentação saudável é não comer alimentos como carnes processadas, linguiça, presunto, bacon, peito de peru, salame e salsichas. Assim conseguimos ter uma melhor saúde.

alimentação saudável

Conclusão:

Se você deseja ter uma melhora em sua saúde, talvez esteja na hora de adotar uma alimentação mais saudável para que se tenha mais benefícios e a longo prazo não adquira qualquer tipo de doença.

Sendo totalmente crucial que tenhamos o devido cuidado para selecionar os nossos alimentos de forma saudável. Lembre-se de que comer saudável não é sinônimo de comer menos ou comer apenas folhas, trata-se de comer bem!

Uma alimentação saudável é algo que muitas pessoas pensam não ser necessário e acreditam que não tem nenhum impacto em nossa saúde, mas a verdade é que ter uma alimentação boa é um grande passo para ter mais saúde e bem-estar!