Categories
Emagrecimento

Arroz Integral na Dieta Funciona? Saiba Aqui

Você sabe qual a diferença entre arroz integral e arroz branco? Ainda não? Então continue lendo e descubra todos os benefícios em ter o arroz integral na dieta e como ele pode ser um incrível aliado na manutenção da sua saúde.

Alimentos parecidos porém bastante diferentes. Esse seria um resumo simplório entre arroz integral e arroz branco, mas as diferenças vão além dessa simplicidade.

O produto integral corresponde a alimentos que contém mais nutrientes, vitaminas, minerais e fibras que os alimentos comuns. O arroz integral ainda tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, por isso é considerado mais saudável.

Ajuda a emagrecer?

Sim. Isso é bem verdade. Ele auxilia no funcionamento intestinal e sua grande quantidade de fibras simula no organismo aquela sensação de saciedade, sendo assim na hora de se alimentar você acaba consumindo menos comida do que o habitual.

Porém, é um mito achar que o arroz integral pode ser consumido de forma deliberada. Ele possui um grande teor calórico, então deve ser apreciado com moderação.

Outro detalhe também está na forma de preparo. Muitas pessoas deixam de comer o arroz integral por achar que ele é “sem gosto”, o que é uma inverdade, já que o que dá sabor ao arroz é justamente a forma de preparo.

Arroz Integral na Dieta

É benéfico para o sistema cardiovascular

Isso mesmo. O magnésio presente na sua composição auxilia na regulação do ritmo cardíaco, e ainda consegue servir para as funções cerebrais.

Ele também é um grande aliado para quem tem diabetes do tipo 2, pois diminui o nível de glicose no sangue. As fibras presentes em grande quantidade na sua composição, o qualifica como um alimento de índice glicêmico moderado.

É capaz de reduzir o colesterol

Como é rico em antioxidantes, o arroz integral consegue reduzir a oxidação da gordura, por isso dimiui o risco de doenças cardiovasculares.

Os benefícios de incluir o arroz integral na dieta vão muito além de auxiliar na perca de peso de maneira saudável.

Estudo já associam o consumo de forma regular como um aliado na prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer por exemplo.

Se combinado com algumas leguminosas, tem a capacidade de criar uma proteína de excelente qualidade, sendo uma alternativa eficaz para os adeptos do veganismo.

Arroz Integral na Dieta

Uma substituição que vale a pena

O que podemos afirmar é que, o arroz integral pode e deve ser consumido na dieta tanto de quem está em busca de emagrecer, quanto em quem quer apenas uma alimentação mais saudável e balanceada.

Ele tem maior capacidade de reter os nutrientes que faltam ao arroz branco, mas deve ser consumido com moderação, pois no quesito calorias eles tem um valor muito próximo.

No geral, os benefícios em trocar o arroz branco pelo integral vão muito além e todos deveriam fazer essa substituição no cardápio já que é tão benéfica a curto e longo prazo no organismo de qualquer pessoa.

O arroz integral é mais saudável sim que o arroz branco, porém ele também contém carboidrato e consequentemente é bem calórico, portanto deve ser consumido com moderação.