Categories
Emagrecimento

Atividade física em casa realmente funciona? – Saiba mais:

No período em que estamos vivendo, tornou-se muito comum as pessoas praticarem atividade física em casa, mas a questão é: Será que realmente funciona? É isto que iremos te responder através deste artigo.

Este tipo de prática já era bem comum entre as pessoas que gostavam de praticar exercícios, muitas vezes por faltar dinheiro para pagar uma academia ou em caso de a mesma não estar aberta.

Muitas pessoas até mesmo optam por fazer seus exercícios em casa, desta forma não precisam pagar pela academia e podem ter até mesmo mais conforto e privacidade na hora de treinar o seu corpo e fazer seus exercícios físicos.

Se você não tem conhecimento sobre quais exercícios fazer ou para que músculo qual exercício vai servir, neste artigo tirarei algumas dessas dúvidas e lhes darei dicas para que possam exercitar o seu corpo em casa sem gastar com academia

Antes de tudo, é interessante que faça uma consulta com algum médico para que saiba se você está apto ou não para praticar tais exercícios. Se você já frequentava uma academia fica mais fácil porque você já possui algum conhecimento.

Por que você deveria praticar exercícios?

Muitas pessoas se fazem esta pergunta com muita frequência, o fato é que a prática de exercícios físicos faz um grande bem para a nossa saúde e traz consigo uma série de fatores que melhoram o nosso corpo e até mesmo a nossa imunidade.

Nos últimos tempos muitas pessoas se viram forçadas a praticarem atividade física em casa e isto se deve ao período no qual estamos vivendo, por conta do isolamento social e coisas do tipo.

Essa prática vai trazer diversos benefícios para a nossa saúde e melhorar muito a nossa qualidade de vida, melhorando a aparência do corpo e todas as coisas nas quais as atividades físicas pode nos trazer de benefícios.

Com este período de pandemia, é comum que as pessoas estejam cada vez mais sedentários porque não precisam sequer sair de casa para trabalhar em muitos casos, por isso os exercícios em casa serão muito eficientes.

Resumindo, o ato de fazer atividade física em casa pode ajudar muito para a sua saúde e ao longo do tempo, você pode sentir uma grande mudança em sua vida, finalmente você pode dar adeus ao sedentarismo com alguns exercícios simples!

atividade física em casa

Como iniciar:

Talvez você esteja com essa dúvida na cabeça, mas para iniciar a sua rotina de treinos não será nada complicado, apenas exige um pouco de tempo e dedicação para que você possa cumprir com todas as suas obrigações do cotidiano e conseguir treinar.

Existem alguns kits que você pode comprar na internet para facilitar a sua rotina de exercícios e para ampliar a quantidade de treinos que você pode fazer atividade física em casa de forma muito simples e fácil.

Porém, grande parte dos exercícios que podemos fazer são totalmente simples e não exigem nenhum tipo de equipamento, sendo assim, não existem desculpas para não começarmos uma melhora em nossas vidas!

Agora irei detalhar alguns exercícios para que você possa fazer e ter um grande aumento da sua qualidade de vida e ter mais disposição ao longo do tempo, além de melhorar a aparência do seu corpo.

Flexões:

Este é um exercício muito simples e famoso quando se trata de fazer atividade física em casa, porque é fácil de fazer. Para fazer este, devemos seguir alguns passos simples:

  • Deite no chão de barriga para baixo;
  • Apoie-se com as mãos no chão com uma abertura um pouco maior que a largura dos ombros;
  • Estenda os cotovelos e suba o seu corpo inteiro de uma vez;
  • Flexione os cotovelos e desça até a posição inicial mantendo o corpo reto.

Certifique-se de encostar somente as mãos e pés no chão ao longo deste exercício. Faça com cuidado e você terá resultados. Este é um exercício que melhora o peito, ombros, glúteos, abdômen e tríceps.

atividade física em casa

Agachamento simples:

Um exercício muito conhecido também quando se trata de fazer exercícios sem sair de casa e pode trazer diversos benefícios para a parte inferior do nosso corpo, para fazê-lo precisamos seguir os seguintes passos:

  • Fique em pé, abrindo as pernas na largura dos ombros;
  • Flexione os joelhos descendo o quadril e o jogando para trás, imagine-se sentando em um banco imaginário, costas sempre eretas;
  • Estenda as pernas para voltar a posição inicial e depois repita o processo.

Abdominais:

Para as pessoas que desejam perder aquela barriguinha, este é o exercício mais famoso para que consiga ter uma perca de barriga em casa e sem nenhum equipamento, para fazer, siga estes passos:

  • Deite no chão e flexione as pernas, apontando os joelhos para o teto;
  • Deixe os pés sempre firmes no chão e alinhados ao seu quadril;
  • Coloque as mãos em suas orelhas, levante o tronco apenas com os músculos abdominais, quase encostando o peito nos joelhos;
  • Volte para a posição inicial e repita seguindo um número de séries desejado.

Cuidado para não forçar a sua coluna durante a execução destes movimentos. Este é o abdominal mais indicado para iniciantes e pode ser de grande ajuda quando se trata de fazer atividade física em casa.

Prancha:

Este é um ótimo exercício para trabalhar toda a região do tórax, um verdadeiro desafio para algumas pessoas e por isso funciona com tanta eficácia na maioria dos casos, para fazê-lo, siga os passos:

  • Deitado, apoie-se nos seus cotovelos, mantendo-os alinhados aos ombros, quase como uma flexão;
  • Deixe a coluna reta como nas flexões e mantenha-se nesta posição pelo tempo que for recomendando pelo seu educador físico, por exemplo 1 minuto.

Caso você comece a tremer, pare o exercício. Este fortalece os músculos das costas, abdômen e ombros. Pode prevenir dores nas costas, aumentar a força e equilíbrio e protege o alinhamento da espinha dorsal.

atividade física em casa

Conclusão:

Se você deseja praticar exercícios em casa e melhorar a sua saúde, comece agora mesmo a fazer atividade física em casa e tenha maior qualidade de vida ao longo do tempo. Esta prática traz muitos benefícios.