Categories
Saúde

Benefícios da caminhada: Realmente emagrece?

Uma pergunta que muitas pessoas me fazem todos os dias é quais são os benefícios da caminhada e se a mesma surte resultados quando se trata de emagrecimento e coisas do tipo, se chegou até aqui, você também pode ter dúvidas e irei responde-las.

Este é um exercício aeróbico muito versátil para se colocar em sua rotina, porque é diferente dos outros que fazemos ao longo do nosso dia, neste podemos sair de casa, sentir o ar livre e admirar alguns lugares enquanto caminhamos onde quisermos.

Diversas pessoas já me perguntaram que diferença a caminhada faz na minha vida e se a mesma realmente influencia na perca de peso, foi com isto em mente que decidi escrever este texto, desta forma, posso tirar a dúvida de muitas pessoas.

Depois de muitas pesquisas e conversas com profissionais da área de educação física, finalmente cheguei em uma resposta concreta sobre este exercício e seus benefícios, se você quer saber quais são os benefícios da caminhada, hoje saberá!

Acredito que depois deste artigo, você vai até mesmo querer praticar este maravilhoso exercício por conta de toda a sua simplicidade e facilidade, além de ser algo bem diferente para as pessoas que querem mudar de rotina.

Melhoria na circulação sanguínea:

Diversos estudos realizados comprovaram que o ato de caminhar por aproximadamente 40 minutos diariamente pode reduzir a pressão arterial por um período de 24 horas após o exercício.

Isto se deve ao fato de que quando praticamos este exercício, o fluxo sanguíneo aumenta e isto causa uma expansão nos nossos vasos sanguíneos, fazendo com que nossa pressão arterial diminua significativamente e melhora a nossa saúde.

Combater a osteoporose:

Um dos melhores benefícios da caminhada é o combate a osteoporose, porque realmente se trata de algo muito eficiente. Este exercício traz um grande benefício para o nosso corpo porque caminhar aumenta os estímulos elétricos dos ossos.

Com este estímulo a produção de cálcio no corpo é facilitada e isto faz com que os ossos fiquem mais resistentes e as possibilidades de sofrermos com a osteoporose diminuem bastante.

A caminhada é uma ótima maneira de fortalecer os ossos e traz consigo diversos benefícios, caso você precise deste tipo de fortalecimento, faça uma breve caminhada de 40 minutos por dia e terá uma boa melhoria.

Benefícios da caminhada

Mais eficiência para os pulmões:

Pode até parecer que não, mas caminhar também nos dá uma grande eficiência quando se trata dos pulmões, devido a este exercício, conseguimos fazer com que uma grande quantidade de impurezas saia dos pulmões.

O que é um ótimo benefício quando se trata da caminhada porque com isto, o nosso pulmão ficará mais livre de poeira e consequentemente, catarro. Em alguns casos pode prevenir uma série de problemas respiratórios.

Mantém a depressão afastada:

Uma simples caminhada pode manter a depressão mais longe e realmente fazer a diferença quando se trata deste problema que infelizmente muitas pessoas sofrem. Ao fazer caminhada, o corpo vai liberar uma quantidade maior de endorfina.

Que é o hormônio responsável pelas sensações de relaxamento e alegria de nosso corpo. Sendo um dos maiores benefícios da caminhada, as pessoas que sofrem de depressão podem ter uma melhora com este exercício ou qualquer outro.

Ajuda na saúde mental:

Nos tempos atuais, é comum que as pessoas não saiam tanto de casa quanto deveriam, porém com uma simples caminhada em parques, jardins ou locais que gostamos de observar, pode melhorar bastante o nosso humor e saúde mental.

Muitas pessoas sequer dão importância para a saúde mental, mas é muito importante que estejamos sempre atentos a este fator, é por conta dela que muitas pessoas acabam ficando depressivas ao longo do tempo. Portanto esteja sempre atento a ela.

Melhora nosso cérebro:

Diversas pessoas não sabem, mas o exercício de caminhada possui ótimas propriedades para a saúde de nosso cérebro, reduzindo os problemas de memória e até mesmo a falta de atenção.

Estudos afirmar que as pessoas que correm um total de 10 quilômetros por semana apresentam somente metade dos riscos de ter uma eventual diminuição do volume cerebral. Isto ajuda a manter longe o Alzheimer por exemplo.

Diminuir o sono:

Um dos melhores benefícios da caminhada para as pessoas que se sentem indispostas no cotidiano é ter uma boa redução do seu sono ao longo do tempo, ou seja, ao praticar este exercício teremos mais disposição e energia no cotidiano.

Ao caminhar o nosso corpo produz mais adrenalina durante o exercício e por isso conseguimos este efeito de disposição e energia durante o nosso dia, além do mais, caminhar pode nos resultar em noites melhores de sono.

Prevenir e controlar a diabetes:

Muita gente sofre com este problema, porém com este exercício o nosso corpo pode gerar uma maior quantidade de insulina. Na caminhada o pâncreas e o fígado serão estimulados por conta da maior circulação sanguínea dos órgãos no corpo.

Ter mais insulina em nosso corpo pode dificultar que tenhamos diabetes no futuro, por isso a caminhada ajuda muito quando se trata deste fator, conseguindo controlar melhor a diabetes.

Benefícios da caminhada

Caminhar realmente emagrece?

Esta é a principal dúvida de grande parte das pessoas, de antemão posso dizer que sim. Caminhar emagrece, porém vale ressaltar algumas coisas. Este é um exercício aeróbico e somente ele não pode trazer o emagrecimento.

Para que tenhamos resultados, mesmo com os exercícios mais intensos, precisamos nos alimentar melhor e estabelecer uma rotina saudável e regulada de exercícios físicos.

Portanto, caminhar apenas não vai te emagrecer completamente, você até pode perder peso, mas quando se trata de um emagrecimento definitivo, precisa se alimentar melhor e fazer exercícios pelo menos 3 vezes na semana.

Os benefícios da caminhada são diversos e este exercício poderá ser de grande ajuda para muitas pessoas que sofrem com problemas de saúde e até mesmo problemas como ansiedade, depressão e mau humor.

Conclusão:

Com tudo isto, se você deseja melhorar a sua rotina e adotar uma vida mais saudável, pode começar pela caminhada, praticando o exercício diariamente por um período de até 40 minutos todos os dias e terá uma boa melhora em sua vida!