Categories
Emagrecimento

Circunferência Abdominal, por que é importante? Saiba mais:

Ao longo do tempo, diversas pessoas não dão importância para o tamanho de sua circunferência abdominal e isto deve-se ao fato de que as pessoas não têm conhecimento sobre o perigo que pode ser ter uma circunferência muito grande.

O costume de pensar na obesidade como uma doença é muito grande por grande parte das pessoas ao redor do nosso mundo. Imediatamente tratamos a obesidade como uma doença, mas na verdade o que acontece não é bem assim.

É fato de que as pessoas acima do peso possuem uma grande tendência a terem mais problemas de saúde e ao longo do tempo, isto pode atrapalhar muito na vida de muitas destas pessoas, fazendo com que elas não tenham uma boa qualidade de vida.

Doenças como hipertensão e diabetes são as mais comuns quando se trata de obesidade e muitas pessoas não sabem disto, por isso através deste artigo lhes contarei mais sobre a circunferência abdominal que é a grande vilã da história.

Muitas pessoas sequer imaginam que o tamanho desta circunferência possa causar graves problemas de saúde e devido a este fato que decidi escrever este artigo para que mais pessoas pudessem tomar conhecimento e se atentarem aos fatos.

Qual o impacto da circunferência abdominal em nossa saúde?

Esta circunferência nada mais é do que a gordura que se acumula na área do abdômen, sendo considerada a pior gordura de todas porque é muito difícil de perder, além do mais é um fator de risco para muitas doenças.

Um estudo feito pela Clínica Mayo nos Estados Unidos revelou que quanto maior o tamanho desta circunferência, maior é a taxa de mortalidade. Devido a este fato, vale ressaltar que é importante que estejamos sempre atentos a esta medida.

Sendo assim, não é apenas a obesidade ou o aumento no peso que trazem riscos para a nossa saúde, cientistas analisaram homens e mulheres com o mesmo IMC (Índice de Massa Corporal) e tais pessoas apresentaram tamanhos diferentes.

Nas mulheres que possuíam 95 centímetros ou mais da circunferência abdominal a taxa de mortalidade foi 80% superior às que possuíam o mesmo peso, mas uma circunferência menor que 70 centímetros.

Já nos homens com 110 centímetros desta circunferência, a taxa de mortalidade é de cerca de 52% a mais do que os que tinham o mesmo peso, porém com uma circunferência abdominal de 90 centímetros.

É muito bom manter sempre o controle sob esta medida para que não venhamos a ter problemas cardiovasculares, diabetes ou hipertensão arterial, que são considerados problemas graves quando se trata de nossa saúde.

circunferência abdominal
 

Como medir a minha circunferência?

Para que possamos medir a circunferência abdominal é muito simples, bastando apenas que tenhamos uma fita métrica para medir a nossa circunferência, porém é importante que também saibamos o nosso índice de massa corporal.

O cálculo para descobrir o nosso IMC é relativamente simples, a fórmula é: peso dividido por altura x altura. Existem diversos sites na internet que podem fazer este cálculo para você. Existe um índice padrão, sendo ele:

  • Menor que 18,5 kg/m2 é desnutrição;
  • Faixa de peso ideal sendo entre 18,5 e 24,9;
  • Se for entre 25 e 29,9 é considerado excesso de peso;
  • Quando for 30 ou mais considera-se obesidade.

Para que possamos medir a nossa circunferência abdominal é muito simples, tudo o que precisamos posicionar a fita métrica sobre o nosso umbigo, sendo muito simples. Sendo ideal que as mulheres tenham abaixo de 88cm e homens abaixo de 102cm.

Desta forma, se o valor for acima disto, já representa um risco elevado para a saúde do indivíduo. Vale ressaltar que o IMC apenas calcula o seu grau de obesidade, mas não indica onde esta gordura está localizada. Não leve em consideração apenas este cálculo e o seu peso.

Como posso diminuir o tamanho da circunferência?

A circunferência abdominal nada mais é do que a famosa gordura localizada que fica no abdômen e pode ser um grande causador de doenças, o que dificulta muito o processo de emagrecimento em grande parte das pessoas.

Como já citado antes, a obesidade não é sinônimo de doença, mas a circunferência do seu abdômen é algo ao qual é preciso ter atenção. Existem formas muito simples de acabar com este tipo de gordura e melhorar muito a sua saúde e aparência.

O melhor método e mais saudável de acabar com este tipo de problema é seguir uma dieta balanceada e combinar a mesma com os exercícios físicos, desta forma podemos ter total segurança e não precisamos passar por tratamentos invasivos.

A dieta balanceada é fundamental para a perca de peso e pode ser a melhor opção para acabar com este tipo de problema, desta forma podemos eliminar de forma totalmente segura a gordura localizada, que é o pior tipo.

Com ela podemos parar de consumir alimentos que apenas aumentam este tipo de gordura e desta forma conseguiremos ter mais controle sobre a nossa circunferência abdominal e nosso peso.

Os exercícios físicos também serão grandes amigos quando se trata de reduzir a gordura localizada, porque eles ajudam na queima de calorias e pode fortalecer os nossos músculos, nos proporcionando um corpo saudável e bonito!

circunferência abdominal

3 Alimentos que podem ajudar no processo:

Existem alguns alimentos que podem ajudar muito no processo de diminuição da circunferência abdominal e poderá ser de grande ajuda, porque possuem ótimas propriedades para auxiliar na redução de gorduras localizadas, sendo eles:

  • Abacate:

Muito fácil de encontrar em qualquer lugar, esta fruta é fonte de gordura monoinsaturada e ajuda a diminuir o acúmulo de células nas gorduras do abdômen. Pode ser consumido 1 vez ao dia;

  • Gengibre:

Uma erva muito utilizada em chás para o emagrecimento, pode também ser de grande ajuda porque é rica em gingerol, uma propriedade que queima a gordura e acelera o metabolismo;

  • Chia:

Por ser rica em antioxidantes, esta ajuda a acelerar o organismo e a queimar as gorduras. Podemos ingerir no café da manhã e no lanche da tarde, sendo totalmente saudável e segura para emagrecer.