Categories
Emagrecimento

Como evitar o efeito sanfona

O processo de emagrecimento é uma luta árdua até conseguir os resultados tão esperados, porém gratificante. A perda de peso é essencial para evitar problemas de saúde que podem levar a morte.

Frequentemente, doenças cardíacas e de circulação estão associadas ao estar acima do peso, prejudicando a qualidade de vida das pessoas que vivem nessa situação. Por isso, muitos médicos receitam medicamentos para auxiliar no emagrecimento.

Além disso, vários exercícios físicos feitos sob a orientação de profissionais da saúde também são bastante proveitosos para quem quer emagrecer, provocando melhora no bem-estar físico e também mental.

Mas, a primeira coisa que se passa na cabeça de quem quer emagrecer é fazer uma dieta. Logo, vários alimentos são cortados do cardápio, novos ingredientes são inseridos na culinária do dia-a-dia e a cultura do “saudável” é praticada.

Dietas que são mal feitas podem provocar problemas de saúde, como o efeito sanfona.

O que é o efeito sanfona?

De uma maneira prática, o efeito sanfona é caracterizado pelo rápido ganho do peso perdido por uma pessoa, logo após a um processo de emagrecimento.

A pessoa que emagreceu volta a ganhar peso novamente de uma maneira rápida, fazendo com que todo o esforço empreendido seja perdido em pouco tempo. É uma situação frustrante para quem quer ver livre das gorduras e ser mais saudável.

Muitas são as causas do efeito sanfona sendo preciso estar atento para evitar que esse ganho de gordura indesejado volte novamente ao seu corpo!

Como evitar o efeito sanfona

Alteração nos hormônios

Os hormônios são responsáveis por regular diversas funções do nosso corpo. Dentre essas funções, está a da saciedade. Uma pessoa que tem este hormônio alterado, passa a sentir mais fome com mais frequência.

Comer com mais frequência resulta no ganho de peso, pois, quanto mais calorias são ingeridas pelo nosso corpo, mais transformação em gordura acontece dentro do nosso organismo.

Aumento do apetite

Já falado acima, a mudança no apetite pode ser alterada por desequilíbrios hormonais, porém, muitas pessoas relatam que após perder muito peso sua vontade de ingerir alimentos aumenta.

O que acontece é que, durante dietas muito restritivas, a parte fisiológica de nosso corpo é alterada. Por isso, é importante ter controle no apetite para evitar que o peso perdido seja recuperado rapidamente.

Como evitar o efeito sanfona

Tipo da dieta

Se a dieta realiza em busca de emagrecer for muito restritiva, ou seja, cheia de regras e sacrifícios, pode acontecer que seu organismo queira recuperar tudo o que seja perdido durante o processo de emagrecimento posteriormente.

É por isso que as dietas precisam ser equilibradas, nem tão rigorosas e nem flexíveis a ponto de não surtirem efeitos. O fato é que: se privar dos alimentos sem controle vai provocar o efeito sanfona em um futuro próximo.

O segredo de uma boa dieta é sempre agir com equilíbrio e procurar satisfazer as necessidades do nosso corpo, de maneira saudável, buscando perder gorduras que tanto prejudicam a nossa saúde.

Em todos os casos, sempre procure um profissional de saúde para orientações superiores em relação a sua saúde.