Categories
Emagrecimento

Dieta Low Carb Emagrece Mesmo? Funciona?

Muitas pessoas, todos os dias procuram meios para perder peso, como suplementos, medicamentos e dietas. Uma que está sendo muito utilizado ultimamente é a Dieta Low Carb e está trazendo grande resultados. Vamos falar mais sobre ela.

Na dieta Low carb você terá que diminuir o consumo diário de carboidratos, como macarrão e pães e tapioca. Com a diminuição dos carboidratos, deve-se aumentar o consumo de proteínas, como carnes, peixes, frangos e ovos, também se deve consumir gorduras de boa qualidade como no caso das nozes, abacate e do azeite.

Essa dieta é muito boa pois é uma opção saudável para se perder peso, pois com a diminuição dos carboidratos, você será induzido a introduzir mais vegetais, legumes e frutas da dieta, o que é ótimo para nosso organismo, trazendo muitos benefícios.

Além de muitas vitaminas e nutrientes que os legumes, vegetais e frutas possuem, esses também são ridos em fibras, como por exemplo o caso do espinafre, abobrinha e o chuchu. Com o aumento do consumo das proteínas e das gorduras boas, ajudam o corpo a manter a saciedade e reduzir o apetite.

Com essa dieta, consumimos muito mais frutas, que são ricas em antioxidantes, minerais e vitaminas, que ajudam a diminuir o nível de triglicerídeos, colesterol e do açúcar no sangue, o que ajuda o organismo a prevenir doenças como diabetes, obesidade e o infarto.

Alimentos industrializados ou que são ricos em gorduras ruins devem ser evitados na alimentação, como o caso de batata frita, bacon, biscoitos recheados, sorvetes e as bebidas alcoólicas. Esses alimentos causam um ganho muito alto de calorias e de peso, o que acabam contribuindo também para o aumento e surgimento de doenças como a esteatose hepática, a obesidade e o câncer.

Benefícios da Dieta Low Carb

Essa dieta possui vários benefícios além de trazer o emagrecimento, vamos citar alguns deles:

A dieta controla nossa fome, pois ela faz com que passamos a consumir mais proteínas, gorduras boas e fibras, o que faz com que sintamos mais saciedade por muito mais tempo e controla nosso apetite.

Ela também ajuda a diminuir os níveis de triglicerídeos e do colesterol no sangue, aumentando também o colesterol bom para o organismo, o HDL, reduzindo o nível do açúcar do sangue. Além disso, a dieta também controla a diabetes, pois regula o nível de açúcar presente no corpo.

Fora isso, a dieta também ajuda muito no funcionamento do intestino, pois os alimentos que consumimos permitidos, possuem muitas fibras que são ótimas para o intestino.

Essa dieta é muito favorável para a perda de peso, pois a quantidade de calorias que ingerimos diariamente é pouca e ela ajuda muito no combate da retenção do liquido do corpo que acaba comprometendo o emagrecimento. Com uma dieta rica em água, com muitos minerais, rica em magnésio e potássio, a produção de urina aumenta e elimina todo o excesso de líquido do corpo.

É indicado que você faça essa dieta com um acompanhamento nutricional para que ele passe a quantidade certa de calorias que podem ser ingeridas diariamente, pois cada pessoa possui uma necessidade diferente.

Dieta Low Carb

Como fazer a dieta

Nessa dieta é preciso tirar todos carboidratos da sua alimentação diária, como por exemplo: açúcar, farinha de trigo, refrigerantes e doces.

Dependendo do consumo de carboidrato, deve-se retirar também e restringir os carboidratos mais complexos também, como aveia, arroz, pão, macarrão, entre outros.

Numa alimentação normal, sem a dieta, consumimos em média uma quantidade de 250g de carboidratos no dia, quando estamos realizando a dieta low carb, temos como o objetivo não ultrapassar a quantidade de 130g de carboidratos diários, o que é equivalente, por exemplo, a 1 banana prata, 2 colheres de sopa de aveia 200g de iogurte natural integral.

Quando o organismo está acostumado a ingerir uma grande quantidade de carboidratos, essa dieta tem que ser feita de forma gradativa, pois dessa forma, o organismo se acostuma aos poucos, e você sente pouco os sintomas que a falta do carboidrato pode te trazer, como no caso de dores de cabeça, alterações no humor e tontura.

Na dieta, é mais que importante realizar 3 refeições principais no dia e 2 lanches, pois dessa forma, comemos com uma maior frequência ao longo do dia em menores porções, dessa forma a sensação de fome diminui.

No café da manhã, aposte em lanches com ovos, castanhas, queijos, coco e abacate. Na hora do almoço e do jantar, incluía na refeição, saladas, azeite e proteínas, podendo ter um pouco de carboidrato.

É bom a consulta com o nutricionista antes de iniciar a dieta pois a quantidade de carboidrato que pode ser ingerida no dia pode depender muito de pessoa para pessoa, variando dependendo do sexo, da idade, do nível de atividade física.

Alimentos permitidos na dieta low carb

  • Frutas inteiras ou secas: em pequenas quantidades e com casca, como limão, maçã, caju, kiwi, goiaba, ameixa e mamão.
  • Pequenas quantidades de vegetais: rúcula, tomate, alface, couve-flor e chuchu.
  • Proteínas magras: sem pele, como o peru e o frango.
  • Peixes: escolha os mais gordos como atum, salmão, truta e sardinha.
  • Leites e derivados: iogurtes e queijos.
  • Gorduras boas: óleo de coco, manteiga e o azeite.
  • Castanhas como amêndoas, castanha do Pará, nozes e amendoim.
  • Sementes e geral: linhaça, girassol, chia, gergelim e semente de abóbora.
  • Bebidas: chás sem açúcar e café.

Dieta Low Carb

Você pode substituir o leite pelo leite de amêndoa ou leite de coco, pois possui menor quantidade de carboidratos. É necessário ingerir de 2 a 3 litros de água todos os dias.

Existem ainda a chance de o nutricionista liberar outros alimentos que possuem uma menor quantidade de carboidratos, como o caso no feijão, arroz integral, lentilha, batata, batata doce, aipim, abóbora e o inhame.

Além dos alimentos que são muito ricos em carboidratos, você deve excluir da sua alimentação os alimentos que são industrializados, como biscoitos e pizzas, gorduras ruins, como sorvetes, margarinas, linguiça, bacon, batata frita e as bebidas alcoólicas.