Categories
SEO

Estratégias de posicionamento: Qual a importância das Canonical Tags para SEO?

Quando falamos em empreendedorismo de uma empresa ou negócio, é preciso pensar em estratégias que incorporem ferramentas tecnológicas que gerem resultados efetivos, uma dessas estratégias é o posicionamento na busca de páginas da internet. 

Para isso, é necessário saber o que é SEO, ao se referir a SEO, sua sigla em inglês refere-se a Search Engine Optimization, que nada mais é do que um conjunto de técnicas e ferramentas utilizadas para otimizar páginas da web. mecanismos de busca na web, como Bing, Yahoo, Google, entre outros, podem lê-los com mais facilidade e rapidez, ou seja, o nome da sua empresa, ou as palavras que você mais usa sobre o seu negócio, são uma forma de acesso rápido para que todos os usuários da rede encontram você com facilidade e têm acessibilidade à sua proposta.

Posicionado para ser o primeiro em tudo

Para que nossa empresa permaneça em um lugar seguro e por sua vez possa subir de posição, é necessário que investiguemos mais sobre SEO e posicionamento, cada um tem mais alcance no campo empresarial quando se trata de tecnologia, ou seja, por que quando desenhamos uma estratégia de posicionamento SEO, devemos entender que existem formas de subir de cargo sem efetuar pagamentos ou contratar serviços, utilizando o posicionamento natural ou mais conhecido como posicionamento orgânico. 

Esse tipo de situação nos define como posicionamento orgânico, também chamado de posicionamento natural, a posição privilegiada que uma página ou site ocupa quando um usuário realiza uma pesquisa. Podemos definir este lugar privilegiado como estar na primeira página de um motor de busca sem usar qualquer publicidade. 

As estratégias de posicionamento permitem ir além de uma ferramenta automática e sim de um excelente planejamento estratégico. O principal objetivo do posicionamento orgânico é alcançar as primeiras posições dos resultados de pesquisa de palavras-chave dos usuários sem usar sistemas de publicidade, como anúncios pay-per-click por meio de ferramentas como o Google Ads.

Mas todos nós sabemos que nas estratégias de posicionamento a concorrência na rede é grande e está aumentando, devido ao fato de que centenas ou milhares de páginas da web de um tema semelhante são criadas todos os dias.

Estratégias de posicionamento: Qual a importância das Canonical Tags para SEO?

 

Como conseguir um bom posicionamento sem recorrer à publicidade promocional paga?

Crie o melhor conteúdo criativo. Que seja original, de qualidade, atualizado com frequência e valioso para o usuário.

Implemente uma boa estratégia de link building. Ou seja, coloque backlinks internos para outras partes do nosso blog e também externos. Trata-se de obter sites de qualidade e autoridade para nos citar para o Google.

Cuide da navegabilidade do site. Isso significa ter um site que ofereça uma ótima experiência de navegação, que seja rápido, que tenha menus claros onde seja fácil pesquisar qualquer informação (tanto usuários quanto robôs do Google), estruturada de forma otimizada e adaptada a dispositivos móveis celulares e tablets.

Você pode também contar com uma agencia de link building.

Use estratégias de posicionamento atualizadas que nos permitam atingir nosso objetivo, como tags canônicas, que nos ajudam a detectar conteúdo duplicado.

Estratégias de posicionamento: Qual a importância das Canonical Tags para SEO?

Etiquetas que nos ajudam a alcançar um excelente posicionamento

As Canonical Tags ou canonical tag, estão localizadas no código-fonte de um site e apontam para URLs canônicas que mostram o mesmo conteúdo, ou conteúdo muito semelhante. Se o URL canônico for indicado corretamente, ele será usado para indexação pelos mecanismos de pesquisa.

Para esclarecer um pouco mais esse assunto, refere-se ao fato de serem ferramentas que permitem detectar conteúdo duplicado, esse conteúdo duplicado é penalizado pelo Google, desde que considere que sua intenção é manipular os resultados dos mecanismos de pesquisa. Isso favorece positivamente as estratégias de posicionamento, o que nos ajuda na medida em que avaliam negativamente sites que apresentam conteúdo duplicado por não oferecerem utilidade para os usuários.

Recomenda-se o uso da Canonical tag para não ser penalizado por conteúdo duplicado e utilizar ferramentas como, por exemplo, o Duplicate Content Checker que ajuda a reconhecer esse tipo de conteúdo, desta forma podemos ajudar nossos clientes fornecendo ferramentas e estratégias de posicionamento que ajudam seus produtos ou empresas a serem reconhecidos, ganhar dinheiro e economizar tempo de busca.

À primeira vista pode parecer o mesmo que redirecionamentos, porém, no caso da tag canônica, os mecanismos de busca só atribuem autoridade à página preferencial se realmente entenderem que se trata de uma versão semelhante e se o uso da tag que tenho senso.

O código que deve ser inserido nas versões secundárias da página, dentro da seção <head>, é o seguinte:

<link rel=”canonical” href=”https://webtrends.net.br/consultoria-seo/” />

Com essa simples ação, todos os buscadores entendem que esta é apenas uma versão da outra página e acabam transferindo a autoridade para a página principal. Desta forma, todas as ferramentas de marketing digital dependem de uma boa  estratégia de posicionamento SEO que nos capacite e nos torne cada dia mais visíveis para os nossos clientes, para que a nossa mensagem ou proposta chegue de forma fácil, acessível e clara.