Para quem está no processo tentando emagrecer, já se perguntou em algum momento se os Shakes valem a pena. As dúvidas podem ser muitas, por isso, escrevi este artigo para te auxiliar no esclarecimento dessas questões.
Leia este artigo até o final e descubra os mitos e verdades sobre o consumo de shakes para emagrecimento. Te garanto que você não vai se arrepender.
Shakes substituem as refeições?
Provavelmente esta seja a dúvida mais comum. Mas vamos com calma. Parece ser bem tentador, tomar um líquido no lugar de um prato cheio de verduras, legumes e proteínas.
Essa substituição ainda gera muito conflito entre os especialistas na área, porém, o que é de senso comum, é que tudo deve ser feito com ponderação.
Os shakes podem sim valer a pena serem inseridos na sua dieta, mas, não devem ser apenas o que vai te guiar no processo de emagrecimento e perda de peso de modo saudável.
Não use indiscriminadamente
Esse é o primeiro passo. Os shakes não devem ser apenas o alimento que você consome. A longo prazo, principalmente, eles não se mostram tão eficazes.
É fato que ele reduz o consumo de calorias, porém, se apenas ele for utilizado, o emgrecimento promovido não é tão eficaz, pois seu efeito passa a ser temporário. O que significa que ao voltar a se alimentar regularmente, provavelmente vai recuperar o peso perdido.
Use-o como um método auxiliar
O ideal é fazer o seu consumo como uma forma auxiliar no processo de emagrecimento, devido a sua capacidade de controlar de forma mais rigorosa o volume de alimento que é ingerido em algumas refeições.
Como tem menor quantidade de calorias, eles costumam deixar uma sensação de saciedade, e pode ser uma melhor alternativa para substituir alfuma refeição, já que ele pode ser menos prejudicial do que comer algo pobre em vitaminas e minerais.
Aliado com hábitos saudáveis
A melhor maneira de fazer o consumo do shake valer a pena, é não deixar o processo de emagrecimento sob a responsabilidade apenas dele. Hábitos alimentares mais saudáveis aliados a uma rotina de exercícios, certamente será a melhor opção.
Sendo assim, o shake pode ser consumido de forma esporádica, e nunca deve ser a única opção alimentar por longo prazo. A sua saúde deve ser preservada acima de tudo.
Escolha bem o shake que irá consumir
Outro detalhe importante é escolher bem qual o tipo de shake você vai começar a utilizar. Evite substituir várias refeições no mesmo dia.
A maior parte dos shakes vendidos no mercado atualmente, possuem grande quantidade de carboidratos, por isso é importantíssimo avaliar bem qual você vai consumir.
As refeições mais indicadas para serem substituídas por shakes são café da manhã, lanche da tarde ou o jantar. Mas realmente, só opte por esta alternativa se realmente não houverem outras opções mais viáveis.
O que podemos afirmar é que os shakes podem sim ser uma alternativa, principalmente nestes tempos que a vida está mais corrida, porém, nunca devem ser sua única alternativa para o emagrecimento e nem devem ser consumidos excessivamente.